Presidente Affonso Penna
O GOVERNO AFFONSO PENNA E A IMIGRAÇÃO JAPONESA
Autor: Engenheiro Affonso Augusto Moreira Penna (bisneto do Presidente Affonso Penna)
O Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão foi assinado em Paris, em 5 de novembro de 1895. Era Presidente da República do Brasil o paulista Prudente de Morais.
Entretanto, foi somente durante o governo do Presidente Affonso Penna (15/11/1906 a 14/06/1909), primeiro mineiro a assumir a suprema magistratura da Nação, que se efetivou a primeira imigração japonesa, devidamente organizada, para o Brasil.
O Governo Federal, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, incentivou a imigração japonesa, com os seguintes fundamentos:
– O Governo de São Paulo reivindicava mão de obra eficiente para a cultura do café;
– O Presidente Affonso Penna era filho de português trasmontano – Domingos José Teixeira Penna – bem sucedido empresário na cidade de Santa Bárbara do Mato Dentro (hoje chamada de apenas Santa Bárbara) / Minas Gerais. Todavia, o Presidente julgava, a meu ver acertadamente, que a maioria dos portugueses que naquela época vinham para o Brasil, dedicava-se, sobremaneira, à mineração, á criação de gado e ao comércio. Como o governo Affonso Penna queria desenvolver a agricultura, principalmente de grãos, promoveu, sobretudo, a imigração de japoneses, alemães e poloneses.
Em conseqüência, durante o governo Affonso Penna, o navio Kasato Maru aportou em Santos em junho de 1908, trazendo 781 imigrantes japoneses. A maioria deles foi trabalhar em fazendas de café, existentes ao longo de ferrovias, no estado de São Paulo.
O governo Affonso Penna também se empenhava em aumentar a rede ferroviária brasileira. Em 16/02/1908, acompanhado pelo Engº Conde Paulo de Frontin – inspetor da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – o Presidente inaugurou a 20ª seção daquela ferrovia (ramal de Pirajuí), compreendendo as estações de Monjolo (após denominada de Penna e hoje Cafelândia), de Hector Legrú (hoje Promissão), chegando até Miguel Calmon (hoje Avanhandava). Quando o navio Kasato Maru chegou, o governo Affonso Penna promovia a expansão dos ramais da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Em maio de 1908 começou a construção do trecho Itapura – Corumbá. No trecho Bauru / Itapura foi inaugurada, em dezembro de 1908, a estação de Araçatuba. A remuneração pelos trabalhos na ferrovia era maior que a dos serviços nas fazendas de café. 75 imigrantes japoneses, principalmente de Okinawa, que haviam chegado no Kasato Maru, se deslocaram, em navio cargueiro até Porto Esperança. A eles se juntaram outros japoneses procedentes da Argentina e do Peru, para trabalhar no assentamento das linhas férreas.
Em 14/06/1909 ocorreu o prematuro falecimento do Presidente Affonso Penna no palácio do Catete / Rio de Janeiro. Na década de 1910, os imigrantes japoneses concretizavam a visão do Presidente. A cerca de5 a 8 km de Campo Grande, em 1917, 7 famílias japonesas plantaram a semente da colônia Segredo. Tal como Affonso Penna desejara, plantaram: batata doce, mandioca, batata, arroz, cana de açúcar, café e milho. Na década de 1920, esses imigrantes escreviam para seus parentes que ficaram no Japão, expressando sua satisfação pelos resultados.
Para reproduzir esse texto, ou trecho dele, é obrigatória a citação do
nome do autor e do site:
Autor: Engenheiro Affonso Augusto Moreira Penna/www.imigracaojaponesa.com.br