Tadashi Kuriki

 

tadashi-kurikiTadashi Kuriki nasceu em General Salgado (SP), em 11 de junho de 1940, filho de Wataru Kuriki e Chioko Kuriki. Formou-se em Direito em 1967 e trabalhou como comerciário, radialista, despachante, corretor de imóveis e advogado. É casado com Maria Helena Uliam Kuriki e tem quatro filhos.

Elegeu-se pela primeira vez em 1982 como vereador da cidade de Presidente Prudente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Pelo mesmo partido foi eleito deputado estadual em 1986 e deputado federal em 1990.

Na Câmara Federal foi presidente das Comissões de Assuntos Municipais e de Agricultura e Política rural. Foi membro titular da Comissão de Finanças e Orçamento e suplente das comissões de Ciência e Tecnologia, de Comunicação e Informática e de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias. Integrou ainda, como titular, a Comissão Especial PL 3.981/1993 (tratou dos produtos contendo asbesto/amianto), e a comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as causas da fome, foi suplente da CPI que apurou irregularidades no Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS). Na Assembléia Constituinte fez parte das Comissões de Sistematização e da Ordem Econômica e Social.

Em 1991 filiou-se ao Partido da Reconstrução Nacional (PRN) e em 1993 mudou para o Partido Progressista Renovador (PPR). Votou favoravelmente ao impeachment de Fernando Collor de Melo.

Durante seu mandato como deputado federal votou a favor da criação do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF) – que fixou o percentual a ser aplicado na área da saúde -, da extinção do voto obrigatório e pela criação do Fundo Social de Emergência (FSE) – que instituiu vinculação de receita para as áreas de educação e saúde.

Em 1994 tentou uma vaga de deputado federal pelo PPR, mas não foi eleito. Em 1998 concorreu elo Partido Progressista Brasileiro (PPB) a deputado estadual, também não se elegendo.

Fonte: Os nikkeis na Assembléia de São Paulo

 Posted by at 16:22