Ioshifumi Utiyama
Nascido em Lins no dia 21 de julho de 1919 e filho de Kitizo Utiyama e Tahi Utiyuama, Ioshifumi Utiyama estudou no Ginásio do estado e no Colégio Universitário após a família se estabelecer em São Paulo, formando-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Foi casado com Maria Outa Utiyama e em segundas núpcias com Hinako Hashimoto.
Foi diretor executivo e chefe do departamento jurídico do Banco América do Sul durante dez anos, presidente da Companhia de Pesca TAYO em Santos, vice-presidente da Produtores S.A. Agricultura e Pecuária, sócio-gerente da América do Sul Turismo Ltda., e presidente do Conselho de Administração da Cia. Produtores de Armazéns Gerais. Também montou um escritório na capital e prestou consultoria para grandes empresas.
Em entidades culturais também ocupou diversos cargos. Foi presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, presidente da Sociedade Brasileira de Música Folclórica Japonesa, e presidente da Sociedade Assistência e Incentivo à Cultura de São Paulo (SAIC). Fez parte da Sociedade Paulista de Cultura Japonesa, da Associação Cultural e Esportiva Piratininga, do Grêmio Cultural Brasil-Japão e da Sociedade Paulista de Amparo às crianças com necessidades especiais, além de algumas outras.
Integrou a delegação oficial que visitou o Japão e Taiwan, em 1961.
Fonte: Os nikkeis na Assembléia de São Paulo