Junji Abe

 

junji-abeJunji Abe nasceu em Biritiba Ussu, em Mogi das Cruzes, no dia 15 de dezembro de 1940, filho de Izumi Abe e Fumica Abe.

A história da família Abe no Brasil começa quando seu avô Tokuji Abe, marujo mercante da Companhia Osaka de Navegação conheceu em suas viagens os arredores da cidade de São Paulo. Gostou tanto da região que emigrou.

Tokuji fixou residência em Mogi das Cruzes, junto de sua esposa Makie e seus dois filhos. No início, a família se dedicou ao trabalho na lavoura em uma pequena área arrendada. Em apenas sete anos tornou-se proprietária de 120 hectares no bairro rural de Biritiba Ussu, e entre as décadas de 60 e 80 adquiriu mais 230 hectares, passando a ser uma das maiores produtoras de repolho e batata-doce de todo o país.

A família Abe teve o seu trabalho reconhecido: em 1960 Tokuji recebeu o título honorífico de “Cidadão Mogiano”, em 1979 Izumi recebeu a mesma honorária, e em 1995 Junji foi homenageado pelo Poder Legislativo com o título de “Honra ao Mérito”.
Sua vida pública iniciou em 1972, quando foi eleito vereador em sua cidade. Em 1980 assumi a presidência do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, permanecendo nessa função até 2000, quando disputou e venceu as eleições municipais de Mogi das Cruzes. Foi deputado estadual nas legislaturas de 1990, 1994 e 1998. Na primeira vez que disputou uma vaga no legislativo era filiado ao Partido Democrático Social (PDS), depois em 1991 filiou-se ao Partido da Frente Liberal (PFL), e três anos depois mudou para o Partido Liberal (PL), mais tarde retornando ao PFL.

Em 2000 elegeu-se prefeito de Mogi das Cruzes pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sendo reeleito em 2004. Nesse período também foi o presidente da Associação dos Municípios do Alto Tietê (AMAT).

É casado com Elza Tomico Abe e tem três filhos.

Fonte: Os nikkeis na Assembléia de São Paulo

 Posted by at 16:24