Koyu Iha
Primeiro filho de uma família de onze irmãos, Koyu Iha nasceu em Santos no dia 30 de junho de 1940, filho de Kotoku Iha e Setsu Iha. O senhor Kotoku chegou ao Brasil em 1922 e depois de vários empregos, acabou montando negócio próprio: uma fábrica de macarrão. Durante a Segunda Guerra Mundial recebeu ultimato para deixar Santos (cidade considerada estratégica pelo governo). A família então foi para Lins, onde Koyu fez o curso primário no Grupo Escolar Jorge Americano Diniz. Ainda durante sua infância a família retornou a Santos e lá completou os estudos no Colégio José Bonifácio. Formou-se em Direito pela Faculdade Católica de Santos, em 1969. Em 1963 ingressou na companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), onde ficou até se aposentar.
Sua atividade política começou na universidade. Depois, com sua atuação no movimento sindical teve projeção para conseguir suas eleições. Seu primeiro mandato foi como vereador por São Vicente, em 1968, e reeleito em 1972. Em 1975 renunciou à vereança para assumir uma cadeira de deputado estadual. Dois anos depois voltou a São Vicente como prefeito, sendo considerado pelo jornal O Estado de S. Paulo como o melhor prefeito do interior e litoral. Em 31 de janeiro de 1981 renunciou à prefeitura em protesto pela prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores determinado pelo governo central. Foi então retomar suas funções na Cosipa.
Militou a oposição ao governo militar e ingressou no partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em 1968 e permanecendo até 1979, quando foi criado o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), ao qual se filiou e permaneceu até 1988. Saiu para participar da fundação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), onde ocupou vários cargos de direção.
Em 1982 elegeu-se novamente deputado estadual. Na legislatura seguinte candidatou-se à câmara federal e se elegeu deputado Constituinte. Foi reeleito mais duas vezes, ficando no Congresso até 1999.
É casado com Yoshiko Iha.
Fonte: Os nikkeis na Assembléia de São Paulo