Shiro Kyono
Nascido em Yamagushi, Japão, no dia 2 de agosto de 1922, Shiro Kyono chegou ao Brasil em 1926, junto de seus pais Tatsugoro Kyono e Kinu Kyono. A família fixou-se inicialmente na Fazenda Suissa, Guaimbê – SP. Em 1932 mudou-se para Bastos e depois, em 1937, para São Paulo. Aos 19 anos formou-se químico industrial.
Trabalhou em um escritório de advocacia, o que lhe rendeu experiência em Direito. Participou do Congresso Rural em Assis, e em 1956 fez gratuitamente o registro de propriedade de mais de 3.700 lavradores e criadores.
Kyono foi sócio fundador da Aliança Cultural Brasil-Japão e membro do conselho deliberativo da Sociedade Paulista de Cultura Japonesa. Foi também vice-presidente da Federação Paulista de Baseball e da Liga Pró-Direitos dos Brasileiros Naturalizados.
Foi eleito vereador pela cidade de São Paulo em 1959. Na Câmara, participou de comissões de Utilidade Pública, Educação e Finanças e Orçamento. Depois, em 1963, elegeu-se deputado estadual e foi reeleito duas vezes.
Com o fim do pluripartidarismo, ingressou na Aliança Renovadora Nacional (Arena).
Atuou em favor de entidades assistenciais e filantrópicas, como a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Promoveu uma ampla campanha de naturalização dos japoneses entre 1963 e 1966.
Realizou diversas viagens ao Japão, onde apresentou projetos de desenvolvimento para o Estado de São Paulo para o imperador Hiroito e com políticos.
Faleceu em 30 de abril de 1984.
Fonte: Os nikkeis na Assembléia de São Paulo